66 – TPM – (Convidado)

TPM… O que realmente acontece?!

Definição
A Síndrome da Tensão Pré- Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas físicos e emocionais provocados por variações
hormonais e costuma aparecer mais intensamente de 3 a 5 dias antes da menstruação, podendo ocorrer até 15 dias antes
e necessariamente ir desaparecendo nos primeiros dias de sangramento menstrual.

Nutrientes para amenizar os sintomas da TPM
• Carboidratos Complexos
- Auxílio: melhora do humor e sensação de bem estar
- Fontes: cereais e pães integrais, massas, frutas e legumes
• Triptofano
- Auxílio: sensação de bem estar
- Fontes: carnes magras em geral, peixe, ovos, leite e derivados
• Cálcio
- Auxílio: alterações no humor, nervosismo, alívio de cólicas, cansaço e fadigas
- Fontes: leite e derivados, vegetais e folhas verde escuro (couve e brócolis)
• Vitamina B6
- Auxílio: Contra dor de cabeça, fadiga, depressão e irritabilidade
- Fontes: banana, arroz integral, germe de trigo, aveia, amendoim, nozes, salmão e atum
• Vitamina E
- Auxílio: contra dor de cabeça, cólicas e dores nas mamas
- Fontes: cereais integrais, nozes, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, agrião
• Ácidos graxos
- Auxílio: contra irritabilidade e dor nas mamas
- Fontes: óleos de peixe marinho e frutos do mar – salmão e atum.
• Algumas frutas e vegetais
- Auxílio: efeito diurético
- Fontes: vegetais amargos (agrião, almeirão e folhas), chuchu, morango, melancia, melão.
• Soja
- Auxílio: aliviar sintomas gerais da TPM e do climatério (isoflavonas)
- Encontrada: leite de soja, carne de soja, farinha de soja e grãos de soja.
Evite alimentos que podem agravar os sintomas da TPM
• Bebidas alcoólicas – provocam hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue)
Evitar: cerveja, vinho, bebidas destiladas
• Sal – provoca a retenção de líquidos
Evitar: embutidos , salgadinhos industrializados
• Cafeína – aumenta a tensão, a sensibilidade, pode causar insônia e irritabilidade
Evitar: café, chá preto e mate, refrigerantes a base de cola, guaraná e chocolate
Atenção: O cigarro aumenta a insônia e a dor de cabeça, sintomas típicos da TPM!!!
Dicas para aliviar essa fase…
• realizar de 5 a 6 refeições leves diariamente
• inserir alimentos dietéticos nas refeições
• ter uma alimentação bem variada e rica em cereais integrais, vegetais, frutas, leite e derivados, carnes magras e
peixes
• aumentar o consumo de hortaliças e dar preferência para tempero com azeite de oliva e limão
• consumir a cada 3 horas uma pequena porção de carboidratos ricos em amido (pão, batata, massas, aveia, arroz)
• dê preferência para preparações grelhadas, cozidas ou assadas
• evitar os aperitivos salgados, carnes defumadas, picles e churrascos
• reduzir gordura saturada e sal
• evitar o stress demasiado e modificar o estilo de vida
• praticar exercícios físicos diários
Vale ressaltar que algumas variações sentidas pela mulher nessa fase é absolutamente normal, mas ela deve aprender a
gerenciar estas sensações e não deixar que isto se torne uma desculpa para o mau humor, ansiedade e irritabilidade que
podem ocorrer em qualquer momento do mês. Uma alimentação saudável é sinônimo de vida longa. Quando se trata da
mulher, pode significar uma vida com menos tensões!!!

(Drª Cecília Rotelli Médica – Ginecologista / Valéria P. Couto Hoefler – Enfermeira / Fabiana Vardanese – Nutricionista Sodexov

                                 Walid Haddad – arquiteto.
Material usado, quando exerceu a função de Presidente da CIPA da CTEEP – Cia. de Transmissão de Energia Elétrica Paulista.
Colaboração dos H.9 de julho e Sírio Libanês, Instituto Fleury entre outros…

Sobre mara

Psicoterapeuta Clínica, sócia e membro da Clínica Psicológica M&C
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a 66 – TPM – (Convidado)

  1. Katia Morgado disse:

    Olha! excelente texto!Adorei, tenho TPM há muitos anos, já tomei muitos remédios e só com o pilates com essa prática que amenizou um pouco.

    Abraço ao autor do texto

  2. Mônica Pires disse:

    Super interessante essa dieta para melhorar os sintomas da TPM. Sofro deste mal desde a adolescencia.. Meu marido sempre se queixa de minha irritabilidade nestas semanas que antecedem a menstruação.
    Tentei tomar florais e nada.
    Abração

  3. Claudia Moreno Almeida disse:

    Até uma vez li alguma coisa sobre outros alimentos que pioram ainda mais os sintomas! um texto contrário a esse… Acho que é importante ficarmos atentas.
    As atividades físicas tornam-se essenciais nesse período.
    Faço academia 3X por semana e 1X tento andar de bicicleta no parque para aliviar as tensões inevitáveis do período. Claudia.

  4. Alexsandra Abud disse:

    A TPM é minha parceira de longa data, meus namorados, marido e colegas sabem do quanto fico ATACADa 2 semanas antes do dia D.
    Fico sensível pra caramba, emotiva, chatinha…, irritável.
    Tento me policiar, mas quando vejo já foi.. Já rolou estress, briguei com alguém, ou fico compulsiva com alimentos e compras.

  5. Luíz Gustavo disse:

    O texto é ótimo! Eu sofro com minha esposa e essa TPM há 08 anos, desde que nos casamos. Só quem vive com alguém assim sabe o difícil que é.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*