87 – O vinho como fonte de prazer e saúde.(mara)

  

Estava pensando como muitas vezes uma” bebida”gostosa,na boa medida ,favorece momentos de muito prazer …de muita alegria…e outras vezes ,compartilha situações de dor ou de tristeza.

Seja lá qual for o tema ,é sempre muito interessante sua participação,desde que não escorregue para uma atuação dramática ,sociodramática ou psicodramática.

Degustar uma taça de vinho pode proporcionar mais prazer e bem estar.É comprovado que, em pequenas quantidades ,previne doenças cardiovasculares ,diabétes e alguns tipos de câncer.A substância resveratrol,molécula presente na casca de uvas prêtas e rosadas, é um dos ativos não alcoólicos encontrados na bebida.Ela ajuda a prevenir a deteriorização das células neurais.

Segundo o cientista Lindsay Brown, da Escola de Ciências  Biomédicas da Universidade de Queensland, na Austrália,a molécula reduz os sintomas de doenças relacionadas à idade,como o diabetes 2.Segundo Brown,a substância pertence ao grupo das sirtuínas ,família de enzimas que agem na regulação energética e no envelhecimento das células.

Outro estudo da Universidade do Texas,pesquisadores injetaram o resveratrol no cérebro de ratos e observaram aumento da secreção de insulina e redução dos níveis glicêmicos.Mesmo nos animais que receberam dieta hipercalórica,a molécula ajudou a reduzir os níveis de açúcar sem causar os efeitos colaterais dos medicamentos para diabetes mais utilizados.Entretanto ,os pesquisadores ressaltam que esse mecanismo não esclarece o efeito protetor do vinho contra o diabetes 2,pois o resveratrol naõ parece atravessar facilmente a barreira hematoencefálica.Isso ocorre porque a substância é praticamente inativada quando chega ao intestino e ao fígado.Assim ela atinge a circulação apenas em pequenas quantidades.Se o vinho for bebido de forma lenta ,em pequenos goles ,as chances de absorção pelo sangue aumentam,através das membranas mucosas da boca,até 100 vezes.

O neurocientista Sylvain Doré,lda pesquisa,relata que o resveratrol,pode aumentar os níveis da enzima hemeoxigenase(HEOX),conhecida por proteger as células neurais contra perda progressiva de função neurológica causada pelo entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.A novidade é que o resveratrol pode potencializar a ação da enzima e tornar o cérebro mais resistente contra o AVC  isquêmico.Por outro lado os efeitos dessa substância ,dependem da quantidade de hemeoxigenase presente no organismo.

O pesquisador acredita que o resveratrol pode tambem ser usado para tratar doenças inflamatórias e desenvolver drogas ainda mais eficazes .

É importante saber,que as  quantidades de resveratrol na bebida ,variam com o tipo de vinho.Ainda são necessárias muitas pesquisas mais,para esclarecer qual tipo é o mais adequado para consumo e quais as quantidades indicadas.Talvez essa substância não seja o responsável direto por proteger as células cerebrais contra os danos provocados pelos radicais livres.O mais provável é que a substância e os seus metabólitos,estimulem as células a se defender.

Apesar dos ganhos trazidos pela bebida ,o consumo de àlcool tem riscos principalmente para aqueles com problemas hepáticos.

Uma alternativa inofensiva é o consumo de uvas prêtas e rosadas.Elas contem altas concentrações de antioxidantes ,resveratrol e flavonoides,principalmente na casca e nas sementes.Para alguns pesquisadores comer a fruta fresca ou tomar seu suco garante a mesma quantidade de antioxidantes ,com a vantagem ,de não ter àlcool.

                                                (estudo da revista mente cérebro)

                                    Rubia Mara Martucci: (CRP:06/10290)

Sobre mara

Psicoterapeuta Clínica, sócia e membro da Clínica Psicológica M&C
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a 87 – O vinho como fonte de prazer e saúde.(mara)

  1. Anna disse:

    Gosto de tomar um bom vinho e achei muito interessante a matéria.

    grande abço Anna

  2. maitê disse:

    Aprendi mais um pouco .

    bj Mara

  3. disse:

    além de bom é saudável!! Um brinde!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*